O que fazer estando desempregado: 20 coisas para fazer estando sem emprego

Com a chegada da crise no Brasil, é cada vez maior o número de pessoas que estão ficando desempregadas. Muitas delas se desesperam, e não saber o que fazer no tempo que estão em casa. Então preparamos 20 coisas que você deve fazer enquanto estiver desempregado em casa, para te ajudar.

O momento do desemprego é muito difícil, é a fase que as pessoas começam a repensar sobre a sua vida profissional, e muitas dúvidas e inseguranças surgem neste momento.

20 coisas para fazer quando estiver desempregado em casa

Por isso, é fundamental ocupar a cabeça com algo produtivo, que vai te render frutos, e te ajudar a sair do desemprego da melhor maneira.

Conheça 20 coisas que você deve fazer enquanto estiver desempregado em casa:

1. Avalie o seu desempenho profissional ao longo dos anos;

Fazer uma avaliação de como foi o seu desempenho profissional no decorrer da sua carreira é muito importante. Isso vai te ajudar a detectar as possíveis falhas, assim como os momentos mais relevantes, onde você conseguiu contribuir e desenvolveu um bom trabalho no seu emprego.

2. Identificar seus pontos positivos e negativos;

Identificar quais são os principais pontos positivos e negativos que você tem, pode te ajudar a saber qual é o melhor rumo profissional a ser tomado neste momento. Isso te ajuda também a realmente saber o que você quer para a sua carreira profissional, onde você se encaixa melhor.

3. Entender as mudanças do mercado;

Para conseguir voltar para o mercado de trabalho, é necessário saber que ele mudou e conhecer estas mudanças. Isso te deixa mais preparado para voltar e lidar melhor com todas as novidades do mercado. Esse pode ser o seu diferencial diante dos demais concorrentes da vaga pretendida.

4. Buscar coisas novas;

Não ter medo de experimentar coisas novas é fundamental no momento do desemprego. Devido à crise, novos tipos de negócios têm surgido a cada dia, e tendem a dominar o mercado atual.

5. Cuide da sua saúde mental;

Quando estamos trabalhando criamos uma rotina totalmente voltada para o trabalho, deixando de lada muitas vezes a nossa vida particular e os cuidados consigo.

6. Invista em conhecimento;

Outro ponto importante a se fazer quando está desempregado em casa, é investir em conhecimento. Faça cursos, estude o mercado, tenha um diferencial diante dos demais concorrentes.

7. Não se compare;

No moimento do desemprego é muito comum se comprar com as outras pessoas, tanto as que possuem um emprego bom, assim como com aquelas pessoas que também estão desempregadas.

8. Participe de palestras;

Participar de palestras é algo interessante, pois são nelas que você tem a possibilidade de conhecer novas pessoas, e com isso criar contatos de network. Isso pode te ajudar a conseguir um novo emprego.

9. Faça atividades físicas;

Fazer atividades físicas pode te ajudar a ficar mais relaxado e assim conseguir ver novas opções para sair do desemprego. Além disso, se exercitar faz bem para o corpo e para a mente.

10. Faça as coisas que você não tinha tempo;

Aproveite este momento de desemprego para fazer as coisas que você sempre teve vontade, mas nunca teve tempo de fazer. Invista uma parte do seu tempo em você, para fazer coisas que gosta e que te deixa feliz.

11. Pense em desenvolver o seu próprio negócio;

Muitas pessoas começam um negócio de sucesso devido ao desemprego. Então aproveite o seu tempo para detectar as suas habilidades e avaliar a possibilidade de criar um negócio próprio.

12. Foque na renda;

Todos precisam de dinheiro para sobreviver, então foque em coisas que podem te gerar renda, mesmo que não seja um emprego formal, como você tem o costume.

13. Se conheça;

Este também é momento ideal para se conhecer. Isso é fundamental para saber quais são as melhores opções, para saber para onde seguir no mercado de trabalho.

14. Tenha foco;

Manter o foco no que você quer é muito importante, mesmo que surjam muitos obstáculos, não se desvie daquilo que você quer.

15. Tenha metas;

As metas são o que nos move, o que nos incentiva, então tenha metas, e use o seu foco para atingi-las.

16. Se mantenha produtivo;

Mesmo que você um tempo desempregado, não deixe que o ócio tome conta de você. Esteja sempre em movimento, produzindo alguma coisa, exercitando a sua mente.

17. Atualize o seu currículo;

Este é o melhor momento para você atualizar o seu currículo, rever os pontos mais relevantes que precisam ser colocados nele, colocar os novos cursos, etc.

18. Use a internet a seu favor;

A internet pode se o melhor aliado para quem está desempregado. Tanto para fazer cursos online, como para te dar opções de novos empregos e a criação de novos negócios.

19. Busque por vagas de emprego;

Todos os dias reserve uma parte do seu tempo para a busca de um novo emprego.

20. Não se desespere;

O principal é manter a sua calma neste momento, tenha em mente que o desemprego é passageiro, e que ele pode abrir várias portas para algo melhor na sua vida.

Seguindo 20 coisas que você deve fazer enquanto estiver desempregado em casa, certamente você conseguirá passar pela fase do desemprego de uma forma leve.

Descubra Como Ganhar R$10.000,00 Mil Reais Por Mês Através Da Internet A Partir Do Zero Mesmo Sendo Iniciante Com Essa Aula

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *