Como Ganhar dinheiro online com a Venda de Cursos Online por assinatura em 2019?

Como Ganhar dinheiro online com a Venda de Cursos Online por assinatura em 2019?

A venda de cursos on-line tornou-se uma prática muito acessível e lucrativa para todos aqueles que desejam publicar conteúdo interessante na Internet.

Talvez você seja do tempo em que, para fazer um trabalho na escola ou no corpo docente, você precisava procurar informações na Enciclopédia Espasa.
Ou, talvez, você usou a enciclopédia para descobrir em que país o grilo foi jogado, a fim de estar mais perto do paradeiro de Carmen Sandiego.

Que nostalgia entrou em você?

Por alguns anos, as coisas mudaram muito. Já lhe ocorreu que cada vez mais temos todo tipo de informação e serviços?

Hoje você pode fazer compras pelo celular, estudar e consultar tudo o que puder pensar on-line. E é sobre este último tópico que falaremos hoje.Neste post super completo, vamos ensinar-lhe tudo sobre como vender cursos online e ganhar dinheiro com o seu conhecimento. Olha aqui!

É provável que você precise de informações mais detalhadas e, portanto, elaboramos tudo passo a passo para criar e vender cursos online, desde o desenvolvimento do material até a primeira venda. Então, fique confortável e saiba agora:

O que são cursos online?

O significado pode parecer óbvio para você, dado que o nome é auto-explicativo. Materiais educacionais que são vendidos ou distribuídos gratuitamente pela Internet são chamados de cursos digitais. Cursos digitais também são conhecidos como produtos digitais ou infoprodutos, o que é a mesma coisa.

O mercado de cursos online

O avanço tecnológico está permitindo que as pessoas se conectem com o conteúdo que desejam de uma maneira simples e prática. Todas as informações estão lá, a um clique de distância, a qualquer momento para o qual você deseja acessá-las.

Se você parar para pensar sobre isso, esse novo formato de aprendizagem é uma evolução bem sucedida de um meio usado há décadas: há registros de ensino a distância em meados do século XIX, quando o educador Isaac_Pitman trocava informações com seus alunos por meio de cartas.

A mesma história se repetiu à medida que nossa mídia evoluiu. Da correspondência ao rádio, passando para a televisão, o computador e os dispositivos móveis.

Com o lançamento de nossa apreciada World_Wide_Web em 1991 e sua melhoria nos anos seguintes, surgiu a possibilidade de alterar dados em tempo real. Uma excelente oportunidade para quem viu o potencial desta tecnologia.

Desde então, pessoas e instituições investem em cursos online e ensino à distância para conectar o conhecimento a milhões de pessoas todos os dias.

O mercado de cursos online e educação EaD (ou e-learning) rendeu 107 bilhões de dólares em 2015 e esse formato de educação a distância cresce cada vez mais como uma via de mão dupla para professor e aluno, já que a produção tem seus custos reduzidos, o alcance dos alunos aumenta e eles podem adquirir o conteúdo por um valor menor.

Quem pode vender cursos online?

Educar é uma arte nobre e quem pretende transmitir conhecimento tem uma missão importante para quem recebe o ensinamento. E não apenas os professores são capazes de abraçar essa missão, mas qualquer um que possa contribuir com sua experiência profissional ou pessoal para ensinar e ajudar outras pessoas.

Pode parecer clichê dizer que alguém é capaz de fazê-lo, mas a verdade é que, se pensarmos nisso, porque somos plural e singular ao mesmo tempo, absorvemos diferentes percepções do mundo. E é quando tudo acontece. É assim que o CEO e fundador da Hotmart, João Pedro Resende, afirmou:

“O mundo evoluiria mais rápido se todas as pessoas pudessem compartilhar o que têm mais valor”.

Dito isso, espero que você tenha se convencido de que você, que neste momento lê este texto, pode se tornar um infoprodutor até hoje. E os primeiros passos que você encontrará nos próximos pontos.

Vantagens de criar e vender cursos online

Antes de participar da parte prática, entenda as principais vantagens que os cursos on-line podem oferecer:

Ter mais flexibilidade

Depois de decidir criar um negócio on-line, é possível definir onde e quanto tempo você dedicará ao seu negócio.Embora você venda cursos digitais apenas para ter uma renda extra.

Escala alcance e ganhos

Se em um trabalho comum você cobra por hora, através da Internet você quebra a barreira de espaço e tempo e pode fazer vendas simultâneas para pessoas de todo o mundo que têm interesse em seu material digital.

Tem versatilidade

Você escolhe como quer transmitir conhecimento ao seu público.Como existem vários formatos de cursos on-line (vamos falar sobre eles, mesmo neste texto), você tem várias opções para criar o material ideal para o seu nicho de mercado.

Obtenha uma logística prática

Ao contrário dos produtos físicos, a entrega do seu curso digital ao comprador é muito mais simples e, acima de tudo, imediata!Quando o pagamento for aprovado, o comprador terá acesso ao curso adquirido.

Tudo isso é possível graças às plataformas de hospedagem de produtos digitais.
Essa facilidade economiza seu tempo e permite que você use mais energia na promoção de seu curso on-line.

Produza material com baixo custo

O custo de produção de um curso digital é exponencialmente menor do que o dos materiais físicos, que são vendidos por unidade.Um curso on-line ocorrerá apenas uma vez e será distribuído milhares de vezes para milhares de pessoas.

A partir do momento em que você alcança o ponto de equilíbrio nas despesas de produção, todos os seus lucros serão juros e capital para reinvestir em seus negócios, seja em estratégias de Marketing Digital ou na contratação de serviços que automatizam seu trabalho.

Ter mais qualidade de vida

Esse ponto é muito relativo, já que muitas pessoas são extremamente felizes em seu trabalho e têm excelente qualidade de vida. Para todos os outros que estão insatisfeitos com seu trabalho, eles não aproveitar o tempo livre como eles gostariam ou não ser tempo suficiente com a família, este é um muito importante para se tornar um motivo produtor digital.

Ter um negócio próprio significa muito esforço e trabalho árduo, mas também significa que, com o passar do tempo, você pode desfrutar de benefícios como os mencionados acima. Deve ser lembrado que, mesmo administrando um negócio em casa, o seu curso on-line exigirá muito trabalho e dedicação, especialmente na fase inicial, quando as pessoas mal o conhecem.

Como criar um curso online

Depois da nossa breve história, é hora de agir! Conheça todos os passos que você terá que dar para colocar sua ideia em prática:

Escolha o segmento mais rentável para criar um produto digital

Depois de ter decidido iniciar o seu negócio, este é o primeiro passo, que orientará todo o seu planejamento. A escolha de um nicho deve ser baseada na sua afinidade com esse segmento e, claro, na lucratividade que você pode obter no mercado.Neste passo você deve expandir suas possibilidades através da análise dos nichos que podem lhe dar os resultados mais positivos.

Comece fazendo uma lista de questões de seu interesse e considere também aquelas que, mesmo que não o atraiam tanto no início, podem fornecer boas perspectivas.
Não se limite ao que você acha que pode ser lucrativo. Use recursos que ajudem você nessa decisão, como ferramentas de consulta de palavras-chave.

Você pode usar SemRush, Keywordtool.io e Keyword Planner, que oferecerão o volume de pesquisas para cada termo consultado. Você ainda pode usar o Google Trends para descobrir como esses termos evoluíram ao longo dos anos.

Em geral, quanto mais aberto o tópico, maior o volume de consultas, bem como sua competência. Quanto mais segmentado, mais fácil você será ganhar autoridade nesse nicho.

A vantagem de trabalhar com nichos de mercado muito específicos é que você pode ser mais objetivo na oferta ao seu público.Para saber mais sobre o assunto, leia nosso post completo sobre como escolher o nicho ideal para o seu primeiro curso on-line.

Descubra seu público ideal: análise de avatares

Tão importante quanto definir um nicho lucrativo é entender exatamente as características do público ao qual você oferecerá seu produto.Além de identificar aspectos gerais representativos, como sexo e idade, precisamos analisar características específicas de seu cliente ideal. Por essa razão, apresento a vocês os avatares ou “compradores”.

Os avatares são personagens semi-fictícios que representam o cliente ideal para o seu negócio, com base na análise de clientes reais desse mercado.Além dos dados demográficos, você deve registrar padrões comportamentais, metas profissionais e pessoais, quaisquer problemas que eles enfrentem e que seu produto possa resolvê-los.

Quando você entender exatamente o público com o qual está lidando, mais preciso estará em suas ações promocionais do seu curso on-line.
Dê uma olhada em um dos nossos exemplos de avatar:

Dica: se você pretende começar um negócio do zero, recomendamos mapear apenas uma pessoa para poder concentrar seus esforços. Conforme você amadurece seu empreendimento digital, você acabará descobrindo outros perfis de compradores que também precisam de sua atenção. Neste momento, você poderá identificar novos avatares.

Se você já tem uma empresa e deseja convertê-la em um curso on-line, entreviste seus próprios clientes / alunos e entenda qual é o padrão entre eles para rastrear seu avatar.

Leia também o nosso post completo que lhe ensinará como criar um avatar para o seu negócio.

Defina o formato do seu curso on-line

Um dos grandes benefícios, além dos já mencionados, é a diversidade de formatos oferecidos pela Internet para a criação de cursos online.Não existe um formato ideal no mundo dos produtos digitais, mas aquele que melhor transmite o conteúdo do curso para o seu público.

Antes de entrar em detalhes, conheceremos os principais tipos de infoprodutos existentes no mercado:

Ebooks

É um formato muito popular entre os cursos on-line, porque os e-books são fáceis de criar e acessar.O ebook se adapta facilmente a qualquer dispositivo que tenha um leitor digital compatível e não há necessidade de a Internet acessá-lo se já tiver sido salvo no dispositivo.

Em poucos passos, é possível aprender como criar um ebook. Confira em nosso post.

Videoclases

Este formato de curso on-line também é muito prático e fácil de criar, mesmo que você não tenha experiência com ferramentas de vídeo.Os próprios smartphones possuem câmeras de excelente qualidade, capazes de capturar um vídeo em alta resolução para produzir videoclases atraentes para seus alunos.

Este formato combina, sobretudo, temas que necessitam de algum tipo de demonstração, como aulas de gastronomia ou exercícios físicos.Para as pessoas mais tímidas, recomendamos treinar muito em frente ao espelho, gravar alguns rascunhos ou convidar um especialista que tenha mais desdém diante das câmeras. E você também pode ler nossas dicas para melhorar sua facilidade na frente das câmeras.

Screencasts

São vídeos que são capturados na tela de um computador. Tudo o que você precisa é de um programa de captura de tela, outro programa de edição e um microfone para narrar os comandos de voz, enquanto faz alguma demonstração no seu computador.
Eles são ideais para apresentações em planilhas, como um curso sobre finanças ou qualquer modelo que precise de alguma simulação por computador.

Audiolivros

O audiolivro é popularizado permitindo absorver conhecimento enquanto a pessoa realiza outra atividade: dirigir, cozinhar ou praticar atividade física, por exemplo. Além disso, os audiolivros são muito úteis e importantes para os cegos.

Podcasts

Eles são semelhantes aos modelos de audiolivros e suas vantagens são exatamente as mesmas.

A diferença é que um podcast pode ter um conteúdo mais interativo, até casual, como em um programa de rádio. As vantagens são que, no podcast, o ouvinte escolhe os assuntos que mais lhe interessam e pode ouvir o conteúdo sempre que quiser.

Assinatura mensal

A assinatura mensal tem um formato muito interessante, pois nela você oferece conteúdo regular e cobra uma taxa mensal pelo acesso.
Um exemplo prático:

Você pode vender uma combinação única de videoclipes em que você ensina técnicas de arte culinária a um preço mais alto, e a cada mês você terá que conquistar novos clientes para manter sua renda; ou você pode criar uma assinatura mensal e oferecer vídeos semanais (ou quantas vezes você preferir) com novas técnicas a um preço mais baixo e mais acessível.

Isso é conveniente para o aluno, que aprenderá o conteúdo com o tempo ideal para aprender e praticar, e será uma vantagem, já que você terá um negócio mais sólido e garantirá uma renda recorrente durante os próximos meses.

Este modelo é ideal para quem tem um grande volume de conteúdo em um nicho. O que você precisará para implementar esse tipo de curso digital é uma plataforma que possui uma área de associação, como o Hotmart Club faz agora.

Através de um programa para membros, você pode acompanhar a progressão dos alunos, esclarecer dúvidas na própria plataforma e tornar o conteúdo mais interativo.
e-Maganizes

Eles são periódicos eletrônicos e têm uma periodicidade definida, da mesma forma que os periódicos impressos. Este modelo tende, cada vez mais, a substituir o formato físico.

Kits

São combinações de diferentes tipos de produtos digitais, que podem ser complementados para transmitir o conteúdo completo. Desta forma, é possível transmitir um curso online da maneira mais completa possível, de acordo com a necessidade do assunto.

O produtor digital deve entender muito bem seu mercado e público para definir o melhor formato para o seu produto.Espero que, com os exemplos mencionados acima, você tenha uma ideia de como produzir seu curso on-line.

Pesquise o tópico (o máximo que puder!)

O próximo passo é aquele em que você deve mergulhar no tema escolhido, ter certeza de que o conhece completamente e depois compartilhá-lo com outras pessoas.
Não se atenha ao seu conhecimento, mesmo se você for um especialista no assunto escolhido. Nesse caso, você pode procurar novas fontes e referências que ainda não conhecia sobre o assunto.

Se você decidiu vender cursos online sem ser um especialista, terá que se dedicar ainda mais para transmitir todo o conteúdo com confiança e fidelidade.

O Google será seu grande companheiro nesse estágio. Identifique as principais referências sobre o seu assunto, leia materiais de fontes estrangeiras, metodologias de ensino, entreviste especialistas sobre o assunto e fale sobre o conteúdo, para ganhar segurança nas suas explicações.Agora vamos começar, de fato, o processo de produzir um curso online. Pronto?

Crie seu curso online

Finalmente, vamos começar a trabalhar!

Agora que você está ciente do seu nicho, conhece bem o seu público e definiu o formato do seu curso digital, você deve elaborar o rascunho do seu produto.
Não importa se vai ser um vídeo ou ebook, o esquema, como também é conhecido, é o que irá guiá-lo até o fim.

Curso de rascunho

Esta é a hora de fazer o seu brainstorming. Escreva todas as idéias que você pode imaginar. Seja criativo e imagine o formato do seu curso on-line.

Eu recomendo que você use o Google Docs, porque ele salva o arquivo na nuvem e você pode acessá-lo facilmente quando precisar – mesmo por celular. E acredite em mim: o dia menos esperado você terá alguma idéia para incluir em seu material.Pesquise referências de outros cursos, mesmo quando eles não têm nada a ver com o assunto. Dito isso, vamos para o próximo passo:

Produção de conteúdo

Com o rascunho em mãos, é hora de escrever ou gravar seu conteúdo. Ele fornece todo o material para a produção do curso: computador, câmeras, microfone, iluminação e tudo que é necessário.

Se você for gravar vídeos e não tiver nenhuma experiência com o equipamento, contrate um videomaker que possa realizar a produção ou opte pela versão mais barata: peça ajuda a um amigo.

Certifique-se de que o áudio do seu material esteja claro, sem ruído. O público tolera imagens de baixa qualidade, mas o áudio ruim certamente será alvo de críticas.
Lembre-se, também, de pensar em um título marcante!

Revisão

Idealmente, espere algumas horas ou um dia após a conclusão do trabalho, para evitar uma aparência obsoleta nesse conteúdo. Outra idéia é pedir ajuda a um amigo sincero com um olho crítico suficiente para lhe dar um feedback sobre seu material.

Edição / Layout

Uma vez produzido e revisado, você deve pegar essa matéria-prima e transformá-la em um conteúdo tecnicamente refinado. No caso de um ebook, você deve apresentar seu público com um design sofisticado, é claro.

O mesmo acontece com os vídeos. Se você não for capaz de fazê-lo, peça ajuda ou contrate alguém treinado.

Organize seu curso on-line

Este é o momento em que os empreendedores iniciantes geralmente têm dúvidas. “Como colocar meu curso na Internet?”

Uma das grandes vantagens de se tornar um empreendedor digital é que existem plataformas completas e gratuitas, como a Hotmart, que estão preparadas para receber produtos digitais.

Isso significa que você não precisa saber como criar uma linha de código para manter seu produto na Internet. O processo é simples: você entra no site da plataforma escolhida, registra-se e envia seu produto para aprovação. Sim, é isso.Após ser aprovado, seu produto estará disponível para ser vendido. Mas é claro que não vamos dar apenas essa informação.

Entenda agora os principais aspectos que você deve considerar ao escolher a plataforma certa:

Facilidade para organizar seu conteúdo

Seu conteúdo precisa ser organizado de maneira didática para seus clientes e futuros alunos. Como produtor digitais coloca você no comando desta tarefa, de modo que você vai encontrar um sistema intuitivo que irá facilitar o processo, especialmente se você usar uma área de adesão.

Gerenciador automático de listas de e-mail

Você se lembra do ditado “menos é mais”? Também é verdade para os processos que envolvem a gestão de seu produto: Se você pode gerenciar seus e-mails e contatos em um só lugar, porque tenho trabalho para compartilhar esta tarefa entre dois ou mais sistemas?

Pesquise por plataformas que ofereçam alguma forma de interação entre seu sistema de acionadores de e-mail e aquele que gerencia e hospeda seu produto.

Assistência ao comprador

Um dos aspectos mais importantes do seu produto, seja físico ou digital, é o relacionamento com os clientes. Afinal, são eles que determinam o sucesso ou o fracasso do empreendimento.

Portanto, invista tempo na busca de um bom atendimento. E se o serviço já oferece a plataforma que hospeda o seu curso ou produto, melhor, pois isso centralizar a sua atenção e não adicionar novos passos no caminho de seu cliente.

Para escolher bem, deve analisar cuidadosamente a reputação das empresas que lhe interessam e sua experiência no mercado e recorrem este item como um fator essencial na escolha do serviço de hospedagem.

Lembre-se de que a assistência do comprador será o seu porta-voz e representará a imagem que você deseja transmitir como um produtor.

Assistência para produtores digitais

Todo mundo sabe que é normal ter dúvidas quando um projeto é iniciado. E com os infoproducers não é diferente.

Você toma seu tempo para entender cada processo, detalhe, terminologia … Mas este processo não precisa ser tão árduo quanto possa parecer. Você apenas tem que garantir que o seu serviço de hospedagem oferece uma boa assistência.

Considere que você pode precisar de ajuda com algo importante para manter o seu produto em pleno funcionamento e, portanto, deve escolher uma empresa que você possa responder rapidamente, bem como ser capaz de oferecer dicas, ferramentas e conselhos.

Check-out simples e personalizado

Garantir que o seu comprador tenha uma experiência agradável do início ao fim é um passo importante na história do seu produto digital.

Daí você usar um check-out simplificada, exigindo apenas dados essenciais e ações de seus clientes e personalizado, permitindo-lhe o seu público identificar, de imediato, que este é o seu produto, gerando mais confiança e segurança.

Garantia de segurança

Em algum momento de sua vida, você pode ter ouvido algum comentário de alguém que tem medo de comprar on-line.

Dada a facilidade de se apropriar dos dados de outra pessoa no mundo virtual, esse medo é justificado e é outro motivo para tratar cuidadosamente as informações financeiras de seus clientes.

Para consolidar todos os dados está em boas mãos, é imprescindível a utilização de um sistema que vai agir de acordo com padrões globais de segurança digital, tais como PCI Compliance e Segurança CSE, por exemplo.

O que você achou desse artigo sobre como Ganhar dinheiro online com a Venda de Cursos Online por assinatura em 2019??

Descubra Como Ganhar R$10.000,00 Mil Reais Por Mês Através Da Internet A Partir Do Zero Mesmo Sendo Iniciante Com Essa Aula

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *